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quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

TUCKER TORPEDO 1948 - UM PROJETO REVOLUCIONARIO

Amigos,
Abaixo descrevo um breve historico do Tucker Torpedo e seu criador, Preston Tucker, um empresario visionario e com visão de futuro que decidiu driar um veiculo com caracteristicas inovadoras e revolucionaria par os padrões da época, principalmente em relação aos itens de segurança incorporados ao veiculo
Preston Thomas Tucker  foi um industrial e designer automotivo norte-americano.

Um de seus maiores legados é o Tucker Torpedo, que apesar de não ver a produção em massa, introduziu conceitos e equipamentos utilizados nos carros atuais. Sua história foi documentada no filme Tucker :Um homem e seu sonho,  produzido por George Lucas e dirigido por Francis Coppola

Em 1940, inaugurou em Ypsilanti, Michigan, a Tucker Aviation Corporation, indústria que fabricava aviões, tanques e canhões para a Segunda Guerra Mundial. Com o fim da guerra, em 1945, ele destinou seu dom industrial ao seu grande sonho: construir um automóvel que fosse seguro, rápido, baixo, comprido e com boa aerodinâmica.

Nascia o projeto Tucker Torpedo, um carro que estava anos à frente da concorrência em matéria de engenharia, velocidade, com estilo futurista, além de ser extremamente seguro. Em quinze anos de projeto, o carro recebeu diversas inovações como o design aerodinâmico desenvolvido pela indústria da aviação, além de apresentar uma segurança muito avançada para a época com cintos de segurança e compartimento deformável dos passageiros. O pára-brisas do Tucker Torpedo também recebeu uma atenção especial: ficava encaixado sobre uma espuma de borracha, fazendo com que ele saltasse para fora do carro em caso de colisão. Este carro também possui um farol central que vira acompanhando a direção do volante para iluminar nas curvas.

Para se ter idéia de como Tucker se preocupava com a segurança dos passageiros, as maçanetas internas do veículo ficavam para dentro das portas para evitar que seus ocupantes se machucassem em caso de acidente. O interior do carro era todo acolchoado, inclusive o painel e, o retrovisor interno, era de plástico flexível.

O Tucker Torpedo também tinha um sistema de suspensão independente, freios a disco nas quatro rodas e era um carro com motor trazeiro de 6 cilindros horizontais de 5,8 litro (9,6 litros na primeira versão), o mesmo usado no helicóptero Bell, dotado de uma potência de 150cv, capaz de atingir 190 km/h. Os cilindros do Torpedo, em 1947, já eram alimentados por injeção de gasolina! Enfim, o Tucker Torpedo seria o carro dos sonhos de todos os americanos, por um preço que grande parte deles poderia pagar: apenas US$ 2.450,00.

Após a divulgação do seu projeto, Preston Tucker conseguiu encomendas de 300 mil unidades de pessoas que queriam possuir o "carro dos sonhos". Com isto, conseguiu atrair 28 milhões de dólares através do mercado de ações dos Estados Unidos para iniciar o seu projeto, que foi colocado em prática numa antiga fábrica de aviões alugada em Chicago, onde chegaram a ser construídas algumas unidades do carro.

Por ter um projeto totalmente inovador e que poderia abalar as montadoras norte-americanas, algumas pessoas afirmam que as grandes montadoras da época, juntamente com o próprio governo norte-americano, fizeram uma grande conspiração contra Tucker com um marketing negativo agressivo e expansivo de ataque ao industrial com calúnias, processos e fraudes em seus projetos e balanços que colocaram Tucker como um dos maiores fraudadores do país, como se tivesse enganado acionistas e concessionários.

Tentaram condenar Tucker com uma pena que poderia variar de 20 a 155 anos de prisão. Mas, com habilidade de mostrar como o país estava sendo injusto com ele, Tucker conseguiu ser absolvido do processo. Mesmo assim, sua fábrica já havia sido fechada pelo poder norte-americano e o carro já havia conquistado fama de fraude, o que culminou no fim do seu sonho nos Estados Unidos, em 1949.

Apenas 51 unidades do Tucker Torpedo chegaram a ser construídas. Destas, 47 ainda existem com colecionadores.

O veiculo existente no Brasil foi o 35º a ser fabricado e possui a numeração 1035, seguindo-se o padrão de identificação adotado pela fabrica. O motor deste automovel encontra-se no Museu de Bebedouro – SP e o que restou do veiculo encontra-se agora em poder da Prefeitura de Caçapava-  SP

Preston Tucker, o proprietario da fabrica, após falencia de sua fabrica, tentou uma ultima tentativa, atraido pela noticia de que o Brasil estaria interessado em implantar uma industria automobilistica , veio para cá e abriu um escritorio no Rio. Trouxe um projeto de um veiculo nacional chamado de "Carioca". Conta-se que Juscelino porem, informado pelos assessores do historico mal sucedido do industrial, não chegou a atende-lo

Preston Tucker, quando veio ao Brasil, trouxe um Torpedo para demosnstração, porem acometido de cancer no pulmão, veio a falecer no Rio, em 1956

Existem relatos de que o Tucker Torpedo foi rifado na Praça da Sé e por muito tempo foi visto estacionado na Rua Piratininga no Bras. Apos a morte de Preston Tucker, o Torpedo teve os seguintes proprietarios: Agop Toulekian, Orlando Bombarda, Eduardo Matarazzo e fianlmente Roberto Lee. Caso interessem por mais informaçoes acessem  http://www.tuckerclub.org/








 Motor do Tucker Torpedo,atualmente exposto no museu de Bebedouro / SP

 Flagrante do Tucker Torpedo na Av.Copacabana - Rio de Janeiro

Tucker Torpedo resgatado do acervo do museu, atualmente no Centro Cultural de Caçapava/SP

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