OLÁ AMIGOS ! ESTE BLOG FOI CRIAD0 COM O OBJETIVO DE PRESERVAR A CULTURA DO ANTIGOMOBILISMO ENTRE OS ADMIRADORES DE CARROS ANTIGOS QUE, CERTAMENTE, DE ALGUMA FORMA FIZERAM PARTE DA VIDA DE MUITAS GERAÇOES E PROPICIA UM ENTRETENIMENTO AGRADAVEL E UMA OPORTUNIDADE DE FAZERMOS NOVOS AMIGOS,CURTIR EVENTOS, PASSEIOS,CONFRATERNIZAÇOES E PRINCIPALMENTE DISSEMINAR CONHECIMENTOS E HISTORIAS DESTES FANTÁSTICOS VEÍCULOS. UM ABRAÇO!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

VISITA AO ACERVO DO MUSEU DE CAÇAPAVA - 01/02/2011




Amigos
Hoje tive o privilegio de , pessoalmente estar conhecendo parte do trabalho de recuperação dos veículos do extinto museu de Roberto Lee, trabalho este  que está sendo coordenado pelo Marcelo Bellato, um apaixonado pelo antigomobilismo que não tem medido esforços para rapidamente dar um novo visual para todos os veículos resgatados , num total de 40 unidades, muitos em condições lastimáveis  de sucata , mas, felizmente a maioria em condições de serem restaurados.
A sensação de estar em um local deste é única e uma  mistura de satisfação , revolta, frustação , tristeza, mas também esperança de ver que nem tudo foi perdido e que embora tardiamente este acervo será tratado como nos tempos do entusiasta Roberto Lee
Depois de serem removidos do antigo museu e levados para um novo galpão, o trabalho é de diariamente preparar um ou dois veículos para, com ajuda de um guincho, serem levados para uma lavagem e limpeza geral, retornando-os ao galpão , já numa ala que será, em breve aberta a visitação publica.
Todos os veículos que tiverem condições de serem tratados desta forma serão posteriormente recuperados e restaurados e para tanto , será necessário a ajuda de todos que puderem contribuir de alguma forma para esta empreitada ser um sucesso.
São maquinas raríssimas e de valor inestimável para o resgate da historia do automóvel no nosso  país e na região.
Estão no local, Cadillac, Alfa Romeo, DeLage,Tucker, Packard, Sinca ,Ford, Chevrolet e alguns exemplares que fizeram historia, como o que foi cedido pelo Roberto Lee, para transportar a os soberanos britânicos -Rainha Elizabeth e o Principe Philip - em sua visita ao Brasil, fato este que esta registrado em uma plaqueta  que se encontra fixado no painel do veiculo. (ver foto)
É portando, de suma importância que todos os apaixonados por carros antigos se mobilizem através dos clubes, associações e órgãos governamentais para darem todo apoio e ajuda na difícil e trabalhosa , porem gratificante tarefa deste  trabalho de restauração
Divulgo mais algumas fotos com detalhes dos interiores dos veículos, para que se tenham idéia do tamanho do vandalismo  a que ficaram sujeitos estes veículos durante 35 anos de abandono.
Algumas fotos já mostram o resultado inicial deste trabalho onde cerca de 12 veiculos já foram tratados para mostrar parte de sua beleza.
Parabens  à  Secretaria de Cultura  da Prefeitura de Caçapava,  e em especial à equipe do Marcelo que trabalha arduamente nestes veículos , colocando literalmente a mão na lata.
 Quem arrisca um palpite de qual marca é este veiculo???

 Não sabem??? É um cadillac
 E este ? DELAGE?  Muito raro!!!

 Olhem aí o abandono deste Alfa Romeo , charutinho!!

 O mesmo carro depois do trabalho inicial que esta sendo realizado

 Este é o veiculo que transportou a familia  real britanica  durante a visita ao Brasil - em 1968

 E a placa que registra o fato


Vandalismo !!! Para que? Onde estão estas peças?



O mais raro! O lendario tucker - somente 45 unidades no mundo

 Não resisti ! Uma sensação muito boa



Olhem os detalhes da trazeira  do Tucker.  Foge dos padrões para a epoca

Parte do acervo que já passou pelo processo inicial de limpeza e higienização. Bom trabalho !

 Como vcs podem ver , os resultados já estão aparecendo

 Até o interior dos veiculos estão sendo limpos e higienizados

 Marcelo Bellato e seus auxiliares, responsaveis pela retirada , limpeza e organização dos veiculos no galpão




Um comentário:

  1. Bela matéria ,... realmente é esse o nosso objetivo ... o museu agora é realidade !!!

    ResponderExcluir