OLÁ AMIGOS ! ESTE BLOG FOI CRIAD0 COM O OBJETIVO DE PRESERVAR A CULTURA DO ANTIGOMOBILISMO ENTRE OS ADMIRADORES DE CARROS ANTIGOS QUE, CERTAMENTE, DE ALGUMA FORMA FIZERAM PARTE DA VIDA DE MUITAS GERAÇOES E PROPICIA UM ENTRETENIMENTO AGRADAVEL E UMA OPORTUNIDADE DE FAZERMOS NOVOS AMIGOS,CURTIR EVENTOS, PASSEIOS,CONFRATERNIZAÇOES E PRINCIPALMENTE DISSEMINAR CONHECIMENTOS E HISTORIAS DESTES FANTÁSTICOS VEÍCULOS. UM ABRAÇO!

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

RESGATE DO TUCKER - ACERVO DO MUSEU ROBERTO LEE




Um leilão em benefício do
Tucker Torpedo ‘brasileiro’
Objetivo da iniciativa e gerar recursos para sua restauração
O Tucker Torpedo como se encontra hoje, pelas lentes da Revista Classic Show
Quem acompanha de perto o movimento antigomobilista brasileiro certamente conhece a saga do único exemplar do automóvel norte americano Tucker Torpedo em solo nacional. Se não conhece, veja um resumo dessa história no box abaixo.
PRODUTOS A SEREM LEILOADOS
A) 10 livros “Fitti 1 - O Fórmula 1 Brasileiro”. Escrito pelo jornalista Lemyr Martins para a Dana, teve uma tiragem de 1.000 exemplares e nunca foi comercializado nas livrarias. É a única obra a contar toda a história da equipe Fittipaldi de Fórmula 1. São 212 páginas em cor e P&B. Cada exemplar terá um lance inicial de R$ 150,00 e os cinco primeiros lotes ganharão uma camisa polo exclusiva do projeto de resgate histórico da equipe brasileira.
B) 40 kits “Fittipaldi F1”. Trazem um folder sobre a história da equipe brasileira (6 páginas em cor), um catálogo “A Saga da Equipe Brasileira de Fórmula 1” (8 páginas em P&B), um kit para montar em papel do modelo Fittipaldi FD-01, um adesivo comemorativo, um CD de fotos, um DVD com a história da equipe e outro DVD com o making-of das restaurações dos carros FD-01 e FD-04. Cada kit terá um lance inicial de R$ 50,00.
C) 50 kits com três DVDs do projeto “Jean Manzon e a História da Indústria Automobilística Brasileira”. Gravados em película e restaurados com patrocínio da Dana, tiveram uma tiragem de apenas 500 exemplares. Ao todo, a coleção traz 23 documentários (mais de 200 minutos no total) produzidos entre 1952 e 1974. Cada kit terá um lance inicial de R$ 100,00.
D) 50 kits de militaria contendo os livros “Blindados no Brasil - Volume I - 1921/1979” (248 páginas em cor e P&B) e “Carro de Combate Renault FT-17” (56 páginas em cor e P&B). Os títulos tiveram uma tiragem de 1.000 exemplares e foram escritos pelo pesquisador Expedito Bastos. Cada kit terá um lance inicial de R$ 50,00.
Pois bem, o Museu Roberto Lee irá promover via ‘Mercado Livre’ um leilão virtual de hoje (03/02), até o dia 4 de abril com diversos objetos de interesse de quem curte o tema “automobilismo”, entre DVDs, livros e outros impressos. O objetivo da missão é o de angariar fundos para restaurar o Tucker.
São ao todo 150 itens doados pela Dana e pela Taller Comunicações. Entre os produtos Dana, estão os famosos documentários ‘História da Indústria Automobilística Brasileira’ do cineasta Jean Manzon, produzidos entre 1952 e 1974 e recentemente restaurados. A relação completa de lotes você acompanha ao lado.
Segundo Marcelo Bellato e Flávia Mello — gestores do projeto de recuperação do Museu Roberto Lee e seu acervo — todo o valor arrecadado com o leilão será destinado à compra das peças necessárias para a completa recuperação do Tucker, já localizadas e reservadas para este fim: itens de lataria, suspensão, motor original Franklin e transmissão, além de detalhes de acabamento como painel completo, volante, botões, rádio, emblemas e calotas. Toda a consultoria logística para a importação das peças ficará a cargo da Dana.
Os empresários Luciano Pires (Café Brasil Editorial) e Douglas Cavallari (Taller Comunicação) promoveram a doação de outros itens originais: velocímetro, antena, alavanca de câmbio “electric hand” com fiação e os controles do painel.
— O grande desafio agora é reunir outros apoiadores e arrecadar recursos para a compra das peças — explica Bellato.
O Museu Roberto Lee irá prestar contas de todo o valor arrecadado no leilão e gasto na compra das peças e restauração do automóvel, no final do processo. Para fazer seu lance, acesse a seção de anúncios do Museu Roberto Lee no Mercado Livre, através do seguinte link:lista.mercadolivre.com.br/_CustId_153138798
— Caso outras empresas possam colaborar doando materiais interessantes para ampliarmos o leilão, serão muito bem-vindas e ganharão, da nossa parte, o máximo reconhecimento e divulgação de sua marca. — afirma Marcelo Bellato
Maiores informações:
Museu Roberto Lee
Marcelo Bellato e Flávia Mello
Telefones: (12) 3652-9222 / (12) 997-072-797
museurobertolee@cacapava.sp.gov.br
www.museurobertolee.com.br
facebook.com/museurobertolee.cacapava

Texto: Fernando Barenco
Fotos: Museu Roberto Lee


A história do Museu e do Tucker do Brasil
O Museu em seus áureos tempos.  No detalhe, Roberto Lee
Batizado originalmente como Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas por seu fundador em 1963 — o empresário e colecionador Roberto Lee — a entidade com sede em Caçapava, interior de São Paulo já foi considerada uma dos melhores do gênero em todo o mundo, atraindo um grande contingente de aficionados por automóveis à cidade, e um de seus principais pontos turísticos. Composto de 4 galpões, teve em seu acervo verdadeiras preciosidades importadas de marcas como Bugatti, Rolls-Royce, Hispano-Suiza, Mercedes-Benz, Packard, Jaguar, MG, Cadillac e o mais raro deles, Tucker Torpedo 1948, um dos 51 fabricados (cujo número de registro é 1.035) e o único existente em solo brasileiro.
Com a morte de Lee, em 1975, o museu foi aos poucos sendo entregue à própria sorte, com a venda de grande parte de seus veículos. O que restou ficou relegado ao tempo, por anos a anos, sofrendo com constantes saques de peças e automóveis inteiros, com a umidade e com o as ruínas em que se transformaram as suas instalações.
Em 2010 a administração do museu foi cedida à municipalidade, que sem recursos para a recuperação imediata, vem se desdobrando em campanhas para divulgar o espaço, a causa e restaurar o que o que restou. Hoje a entidade foi rebatizada simplesmente de Museu Roberto Lee.
Marcelo Bellato e o Tucker, quando foi resgatado em 2011 
Apesar de estar em precário estado de conservação e ter perdido em grande parte a sua originalidade, o Tucker Torpedo é uma das prioridades do projeto, já que se trata de um dos mais importantes automóveis do plantel nacional de clássicos. Sua história sempre foi envolta em muito mistério, já que mesmo na época de Lee a raridade automotiva já havia sido modificada, perdendo a sua essência: o motor original de origem aeronáutica Franklin instalado na traseira já havia sido substituído por um dianteiro, da Cadillac. Consequentemente, caixa de câmbio também foram trocados. Jamais alguém soube explicar de fato o motivo da mutilação do Tucker.
Até que em 2011, a revista Classic Show passou a publicar em suas páginas uma série de reportagens investigativas, que contou deste o início toda a história do Torpedo: seus primeiros anos no Brasil, na década de 1950, seus diversos proprietários, as adaptações, as mudanças de cor, um episódio envolvendo uma rifa... Uma saga que vale à pena ser lida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário