OLÁ AMIGOS ! ESTE BLOG FOI CRIAD0 COM O OBJETIVO DE PRESERVAR A CULTURA DO ANTIGOMOBILISMO ENTRE OS ADMIRADORES DE CARROS ANTIGOS QUE, CERTAMENTE, DE ALGUMA FORMA FIZERAM PARTE DA VIDA DE MUITAS GERAÇOES E PROPICIA UM ENTRETENIMENTO AGRADAVEL E UMA OPORTUNIDADE DE FAZERMOS NOVOS AMIGOS,CURTIR EVENTOS, PASSEIOS,CONFRATERNIZAÇOES E PRINCIPALMENTE DISSEMINAR CONHECIMENTOS E HISTORIAS DESTES FANTÁSTICOS VEÍCULOS. UM ABRAÇO!

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

DESCULPE A NOSSA FALHA...

Amigos

Em Outubro/2010, quando tive a iniciativa de criar este blog, busquei informações e material para iniciar as postagens. Na ocasião  acessei o site do CPVJ , site este apesar de  não estar ativo , possuía em seu conteúdo um quadro com fotos dos fundadores do CPVAJ e também um texto, que resolvi incluir na pagina do nosso blog.Como  na ocasião não conhecia toda historia do clube e seus fundadores, postei este material que permanece até hoje no blog.
Infelizmente só agora tive conhecimento de que o quadro de fundadores não estava completo pois não possuia a foto do Jose Aparecido de Souza, mais conhecido entre nós como “Souza”, que em 2000 , junto com o seu grupo de amigos fundou o clube , tendo sido seu  o 1º presidente .
Em 2001 sob a presidência do Souza foi  feita a oficialização do CPVAJ que desde então ,tem cumprido com êxito a missão estabelecida pelos seus fundadores
Tambem sob sua gestão foi realizado o I Encontro de Automoveis Antigos de Jacarei, evento este que cresceu e  hoje é referencia no calendário de eventos desta natureza , reconhecido na região e no estado de São Paulo.
O contribuição do Souza ao antigomobilismo  foi e continua sendo uma referencia  para Jacarei e região e também para o CPVAJ que tem na sua pessoa um entusiasta , parceiro que com seu apoio e sua presença e de seus belos veículos , tem com o CPVAJ , um relacionamento de um pai para um filho que agora tem vida própria ,mantido por pessoas competentes que certamente darão continuidade ao nosso clube e sua historia
Sousa, desculpe a falha  e obrigado pelo apoio de sempre.
Um grande abraço
                                      José Aparecido Souza, fundador e 1º presidente do CPVAJ

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

TUCKER TORPEDO 1948 - UM PROJETO REVOLUCIONARIO

Amigos,
Abaixo descrevo um breve historico do Tucker Torpedo e seu criador, Preston Tucker, um empresario visionario e com visão de futuro que decidiu driar um veiculo com caracteristicas inovadoras e revolucionaria par os padrões da época, principalmente em relação aos itens de segurança incorporados ao veiculo
Preston Thomas Tucker  foi um industrial e designer automotivo norte-americano.

Um de seus maiores legados é o Tucker Torpedo, que apesar de não ver a produção em massa, introduziu conceitos e equipamentos utilizados nos carros atuais. Sua história foi documentada no filme Tucker :Um homem e seu sonho,  produzido por George Lucas e dirigido por Francis Coppola

Em 1940, inaugurou em Ypsilanti, Michigan, a Tucker Aviation Corporation, indústria que fabricava aviões, tanques e canhões para a Segunda Guerra Mundial. Com o fim da guerra, em 1945, ele destinou seu dom industrial ao seu grande sonho: construir um automóvel que fosse seguro, rápido, baixo, comprido e com boa aerodinâmica.

Nascia o projeto Tucker Torpedo, um carro que estava anos à frente da concorrência em matéria de engenharia, velocidade, com estilo futurista, além de ser extremamente seguro. Em quinze anos de projeto, o carro recebeu diversas inovações como o design aerodinâmico desenvolvido pela indústria da aviação, além de apresentar uma segurança muito avançada para a época com cintos de segurança e compartimento deformável dos passageiros. O pára-brisas do Tucker Torpedo também recebeu uma atenção especial: ficava encaixado sobre uma espuma de borracha, fazendo com que ele saltasse para fora do carro em caso de colisão. Este carro também possui um farol central que vira acompanhando a direção do volante para iluminar nas curvas.

Para se ter idéia de como Tucker se preocupava com a segurança dos passageiros, as maçanetas internas do veículo ficavam para dentro das portas para evitar que seus ocupantes se machucassem em caso de acidente. O interior do carro era todo acolchoado, inclusive o painel e, o retrovisor interno, era de plástico flexível.

O Tucker Torpedo também tinha um sistema de suspensão independente, freios a disco nas quatro rodas e era um carro com motor trazeiro de 6 cilindros horizontais de 5,8 litro (9,6 litros na primeira versão), o mesmo usado no helicóptero Bell, dotado de uma potência de 150cv, capaz de atingir 190 km/h. Os cilindros do Torpedo, em 1947, já eram alimentados por injeção de gasolina! Enfim, o Tucker Torpedo seria o carro dos sonhos de todos os americanos, por um preço que grande parte deles poderia pagar: apenas US$ 2.450,00.

Após a divulgação do seu projeto, Preston Tucker conseguiu encomendas de 300 mil unidades de pessoas que queriam possuir o "carro dos sonhos". Com isto, conseguiu atrair 28 milhões de dólares através do mercado de ações dos Estados Unidos para iniciar o seu projeto, que foi colocado em prática numa antiga fábrica de aviões alugada em Chicago, onde chegaram a ser construídas algumas unidades do carro.

Por ter um projeto totalmente inovador e que poderia abalar as montadoras norte-americanas, algumas pessoas afirmam que as grandes montadoras da época, juntamente com o próprio governo norte-americano, fizeram uma grande conspiração contra Tucker com um marketing negativo agressivo e expansivo de ataque ao industrial com calúnias, processos e fraudes em seus projetos e balanços que colocaram Tucker como um dos maiores fraudadores do país, como se tivesse enganado acionistas e concessionários.

Tentaram condenar Tucker com uma pena que poderia variar de 20 a 155 anos de prisão. Mas, com habilidade de mostrar como o país estava sendo injusto com ele, Tucker conseguiu ser absolvido do processo. Mesmo assim, sua fábrica já havia sido fechada pelo poder norte-americano e o carro já havia conquistado fama de fraude, o que culminou no fim do seu sonho nos Estados Unidos, em 1949.

Apenas 51 unidades do Tucker Torpedo chegaram a ser construídas. Destas, 47 ainda existem com colecionadores.

O veiculo existente no Brasil foi o 35º a ser fabricado e possui a numeração 1035, seguindo-se o padrão de identificação adotado pela fabrica. O motor deste automovel encontra-se no Museu de Bebedouro – SP e o que restou do veiculo encontra-se agora em poder da Prefeitura de Caçapava-  SP

Preston Tucker, o proprietario da fabrica, após falencia de sua fabrica, tentou uma ultima tentativa, atraido pela noticia de que o Brasil estaria interessado em implantar uma industria automobilistica , veio para cá e abriu um escritorio no Rio. Trouxe um projeto de um veiculo nacional chamado de "Carioca". Conta-se que Juscelino porem, informado pelos assessores do historico mal sucedido do industrial, não chegou a atende-lo

Preston Tucker, quando veio ao Brasil, trouxe um Torpedo para demosnstração, porem acometido de cancer no pulmão, veio a falecer no Rio, em 1956

Existem relatos de que o Tucker Torpedo foi rifado na Praça da Sé e por muito tempo foi visto estacionado na Rua Piratininga no Bras. Apos a morte de Preston Tucker, o Torpedo teve os seguintes proprietarios: Agop Toulekian, Orlando Bombarda, Eduardo Matarazzo e fianlmente Roberto Lee. Caso interessem por mais informaçoes acessem  http://www.tuckerclub.org/








 Motor do Tucker Torpedo,atualmente exposto no museu de Bebedouro / SP

 Flagrante do Tucker Torpedo na Av.Copacabana - Rio de Janeiro

Tucker Torpedo resgatado do acervo do museu, atualmente no Centro Cultural de Caçapava/SP

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

BOM GOSTO NÃO SE DISCUTE....

Amigos

As fotos abaixo são para "encher os olhos" de todo antigomobilista.

Os veiculos são de uma coleção particular, cujo proprietario, Dennis Alboulgh, residente em Iowa -EUA, reuniu  somente  conversiveis da linha Chevrolet fabricados entre 1912 e 1975, totalizando 110 veiculos.

Apreciem à vontade!  É simplesmente fantástico!






ENCONTRINHO CPVAJ - 20/02/2011

Amigos

Vinte carros!!! Sim, isto mesmo!

Este é nº de carros que estiveram dando brilho ao nosso encontro mensal no Parque dos Eucaliptos em Jacareí. Tivemos uma diversidade de veiculos : Fusca, Opala, Corcel, Mercury, SP2, Thunderbird, Camioneta International  e outros.

O Gerson nos fez uma surpresa distribuindo camisetas personalizadas para os encontros mensais e se vc desejar uma , é só compareçer ao proximo encontro que acontece no 3º domingo de cada mes, no Parque dos Eucaliptos , a partir das 09:30 hs (não se esqueçam) , pois elas serão distribuidas somente no local.

No mais, como sempre, muita conversa gostosa, risos e o clima de descontração e amizade de sempre

Obrigado a todos pela presença, o que vem fortalecer cada vez mais o nosso CPVAJ

Cliquei apenas alguns momentos, pois minha camera havia pifado e usei um celular de uma amiga para as fotos (Ah! Já comprei outra camera)

Um abraço







terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Pessoal

Abaixo está mais um video que mostra em detalhes todo o acervo que foi encontrado no antigo Museu de Caçapava e que após um  perseverante trabalho  e dedicação por parte da Prefeitura de Caçapava, nas pessoas do Secretario de Cultura, Sr. Fabricio Correia e do Diretor de Cultura Sr Hudson Moreira, junto aos proprietarios do acervo,e com o apoio  do Secretario de Cultura de São Paulo, Sr. Andreas Matarazzo, viabilizaram a doação deste importante legado .

Todos estes veiculos foram resgatados em estado lamentavel de abandono, conforme já divulguei em postagens anteriores e agora , após o trabalho de limpeza higienização e organização,  é mostrado em video
pelo proprio Marcelo Belatto , coordenador do projeto

Vcs terão oportunidade de conhecer veiculos raros e alguns com historias de fatos do passado

Os aficcionados por automoveis antigos estão aliviados por saber que este patrimonio agora está seguro e bem cuidado.

Mais uma vez parabens a todos que trabalharam para que este resgate fosse possivel

MUSEU ROBERTO LEE - RESGATANDO A HISTORIA DO AUTOMOVEL

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

I N A C R E D I T A V E L !!!!!!!!!!!!

Calabouço de Corvettes

Com a revitalização do Brooklyn nova-iorquino, vários edifícios foram reformados e vendidos como habitação. Na garagem subterrânea de um destes, os condôminos encontraram atrás de cercas de arame 36 Corvettes empoeirados, fabricados entre 1953 e 1989.

Estes Vettes estão abandonados desde 1990 e são do pintor de Pop Art Peter Max, que informou que não é um entusiasta de automóveis, nunca teve habilitação para dirigir e comprou a coleção para um projeto de arte.

E vcs pensavam que já tinham visto de tudo em materia e excentricidade, né? 

Um abraço




quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

MUSEU DE CAÇAPAVA - O RESGATE DO ACERVO DE ROBERTO LEE

Olá pessoal

Aqui estou para atualizar a todos sobre o andamento do trabalho de recuperação do acervo do antigo Museu de Cáçapava que pertenceu ao Eduardo Lee

Como informado em postagens anteriores, todo o acervo estava sendo lavado  e higienizado para dar inicio ao projeto de reabertura do museu

Estive ontem no local e pude observar o enorme progresso feito neste sentido, graças à dedicação e o trabalho incansavel do coordenador do projeto, Marcelo Belatto e seus auxiliares Elson e o conhecido "Zé Galinha", que realmente fizeram um ótimo trabalho na limpeza e reorganização dos veiculos.

Os automoveis já estão  aos poucos recuperando  sua aparencia original, porem muito ainda tem que se fazer para a recuperação total , visto que todos eles sofreram com o vandalismo e abandono , destino dado aos mesmos nos ultimos 25 anos

O proximo passo é adequar o atual local e preservar os carros para que possa ser viabilizado e abertura da exposição para que os amantes do antigomobilismo e  publico em geral se sensibilizarem e puderem dar sua contribuição na  dificil tarefa de recuperação de peças e restauração dos veiculos

Estou colocando abaixo as fotos tiradas de todo o acervo , antes e após a 1ª fase deste trabalho

PARABENS AO MARCELO E AUXILIARES