No dia 23 de julho, acontecerão em Caçapava, coletiva de imprensa e visitação ao famoso acervo do Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas, mais conhecido como Museu Roberto Lee.
Uma carreata liderada pelo Veteran Car Club do Brasil (Estado de São Paulo) sairá da cidade de São Paulo com destino a Caçapava.
A iniciativa visa atrair o interesse de colecionadores e empresários, que a exemplo do Automóvel Clube do Brasil, possam adotar veículos do acervo para sua completa restauração.
A carreata deve partir às 09 da manhã da Rua Vergueiro nº 1000, na capital paulista.
Programação:
Data: 23/ 07/ 2011
8h00 - Concentração
Local: Centro Cultural São Paulo - Rua Vergueiro, nº 1000- São Paulo- SP
9h00 - Saída
Destino: Centro Educacional, Cultural e Esportivo José Francisco Natali
Av. Doutor José de Moura Resende, nº 475 - bairro Vera Cruz.- Caçapava - SP
Secretaria de Eventos e Cultura de Caçapava
11h00 - Coletiva de Imprensa
13h00 - Almoço de confraternização (opcional)
Local - Rancho Canto Verde
Valor: R$ 30,00 (trinta reiais) por pessoa
Confirmação de presença:
Pedirmos a confirmação até o dia 21.07 (quinta-feira) para agendarmos com o restaurante. Maiores informações sobre o evento: (11) 4102-7782 3 7321-0427
A HISTÓRIA DO ACERVO
Fundado em 1963, em São Paulo, o Museu de Antiguidades Mecânicas surgiu a partir da coleção particular de automóveis e outras peças mecânicas adquiridas pelo empresário Roberto Eduardo Lee, desde 1948.
Ainda em 1963, o museu foi considerado de utilidade pública pelo governo do Estado de São Paulo, através do Decreto-Lei nº 42.254.
Em 1964, todo o acervo foi transferido do galpão pertencente à S.A. Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo, na capital paulista, para a Fazenda Esperança, em Caçapava.
A Coleção de Veículos e Acessórios do Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas foi tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) em 1982. O acervo tombado era composto de 97 veículos, motores, miniaturas de autos, distintivos de clubes automobilísticos de todo o mundo e cerca de 200 gravuras.
Durante quase 30 anos, o museu permaneceu aberto para o público e tornou-se referência no país como um dos principais do gênero, atraindo colecionadores e visitantes interessados em automobilismo.
Com a morte de Roberto Lee, em 1975, o museu ainda continuou aberto até 1993, encerrou seu funcionamento.
Fechado para o público e sem manutenção, o acervo começou a se deteriorar. Os carros que não pertenciam a Roberto Lee, porque faziam parte de coleções particulares e que estavam no local em regime de comodato, começaram a ser retirados por seus proprietários.
Por se tratar de um acervo particular, a administração pública não podia intervir para impedir o sucateamento das peças que restaram.
Nos últimos anos, no entanto, conversas entre familiares, herdeiros do patrimônio, e representantes da Prefeitura de Caçapava começaram a avançar no sentido de transferir para a administração pública municipal o que restou do acervo.
ACERVO TRANSFERIDO
No dia 10 de janeiro de 2011, foram assinados os termos de doação do acervo restante do Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas para a Prefeitura de Caçapava e de comodato para utilização do prédio onde estava instalado. Os termos foram firmados entre a Prefeitura e a detentora do acervo, Mariângela Matarazzo Lee.
No dia 20 de janeiro, o acervo foi transferido do prédio da antiga Fazenda Esperança para o Centro Educacional, Cultural e Esportivo José Francisco Natali, pertencente à Prefeitura, no bairro Vera Cruz.
A medida teve por objetivo garantir a segurança do acervo - formado por veículos, uma locomotiva, gravuras e um motor, todos de grande valor histórico -, uma vez que o prédio em que abrigava o museu encontrava-se muito deteriorado.
Após a transferência, todos os veículos foram higienizados e abrigados num galpão do Centro Cultural.
O PLANO DE RECUPERAÇÃO
A Prefeitura de Caçapava e o Automóvel Clube do Brasil firmaram uma parceria que prevê a restauração dos veículos do museu, iniciando com o Alfa Romeo RL, ano 1926, que integra o acervo.
O contrato de parceria foi celebrado no início de junho, pelo presidente do Automóvel Clube do Brasil, Ariel Gusmão da Silva, e pelo prefeito Carlos Antônio Vilela.
Por meio do acordo, o Automóvel Clube do Brasil, com sede em São Paulo, fará a restauração completa do Alfa Romeo. O automóvel restaurado deverá ser entregue no próximo ano, durante o Salão Internacional de Veículos Antigos, organizado e realizado pela Reed Exhibitions Alcântara Machado. Este evento acontecerá no segundo semestre de 2012, na capital paulista.
A parceria garante ainda um espaço no Salão Internacional de Veículos Antigos deste ano, que será realizado entre os dias 24 e 27 de novembro, para a exibição de parte do acervo do museu, em poder da Prefeitura de Caçapava. A expectativa é que sejam expostos dez veículos.
RECONSTRUÇÃO
O Automóvel Clube do Brasil também apoiará a reconstrução dos prédios onde deverá se instalar o complexo turístico da cidade e o museu do automóvel. Uma justa homenagem a Roberto Lee, o homem que idealizou o sonho de preservação da cultura antigomobilísta brasileira.
Vigilio, vai sair alguem daqui de sjc?
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