E o Alfa mais antigo do Brasil
funciona!
Imagina um automóvel com 90 anos de produção ser quase O Km, sem nunca ter sido licenciado ou rodado em uma estrada ? Pois é, existe, conheço há quase metade deste tempo, e tomei honrado susto quando o colocaram a funcionar após umas oito décadas de imobilidade.
É um Alfa Romeo RL feito sob encomenda entre os anos 1925 e 1926. Projeto com brilho de Giuseppe Merosi, seis cilindros em linha, sete mancais, 3.200 cm3, potência pouco acima de 6O hp, 4 velocidades.
Imagina um automóvel com 90 anos de produção ser quase O Km, sem nunca ter sido licenciado ou rodado em uma estrada ? Pois é, existe, conheço há quase metade deste tempo, e tomei honrado susto quando o colocaram a funcionar após umas oito décadas de imobilidade.
É um Alfa Romeo RL feito sob encomenda entre os anos 1925 e 1926. Projeto com brilho de Giuseppe Merosi, seis cilindros em linha, sete mancais, 3.200 cm3, potência pouco acima de 6O hp, 4 velocidades.
História de romântico antigomobilismo, Lupércio Camargo, Barão do Café em
Campinas, cujas extensões de terra hoje são municípios, mandou o filho Eliseu
estudar na Europa. Na volta, trouxe o presente ao pai: o Alfa RL – o chassi
gerou esportivo vencedor na Targa Florio, e da vitória a Alfa incorporou o
trevo de quatro folhas como sub logo. Elegante carroceria Turismo, pela casa
Castagna. Carro de porte, à altura do baronato.O pai, rico porém controlado,
não aceitou o presente, guardando o Alfa. Após o passamento do pai, Eliseu
pouco andou dentro da fazenda. Quando Eliseu se foi, em 1968 doaram-no ao Museu
Paulista de Antiguidades Mecânicas, em Caçapava. Era quase O km, completo,
perfeito, e Roberto Lee, mola do Museu aplicou-lhe insólitos pneus de trator
para compor e expor. Nunca funcionou.
A mão do destino conduziu Lee a outro plano, e o Museu, antes bem mantido,
virou alvo de saques em veículos, em partes – do Alfa levaram faróis, capota
...
Antes do sumiço total foi transferido à Prefeitura de Caçapava. ]
Antes do sumiço total foi transferido à Prefeitura de Caçapava. ]
Marcelo Bellato encarregado, e dedicados colaboradores, um deles Gilson
Oliveira Silva, cuidam dos carros, imóveis desde 1975, colocam-nos a funcionar.
Em março, visitando o espaço, deram-me emocionado susto: com meia volta o motor
pegou com imediata e equilibrada marcha lenta. Gilson explicou ter apenas
desmontado o cabeçote e válvulas, colocado óleo fino nos cilindros.Lubrificante
novo, e o Alfa voltou à vida.
Um privilégio. Nem o bom Lee o ouviu.
Fonte : DECARROPORAÍ - Roberto Nasser - Coluna 2214 28.maio.2014 - edita@rnasser.com.br
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