Exposição de carros antigos será domingo (29) em shopping de Campinas.
Modelos produzidos em Rio Claro (SP) há mais de 20 anos fazem sucesso.
27 comentários
“Nós somos muito assediados. É tipo assim, o cara já chega perguntando se você vende carro. Quando trafego pelas rodovias Anhanguera e Bandeirantes, os motoristas de caminhões buzinam e me perguntam por que o carro anda tanto”, afirma um dos fundadores do Clube Gurgel Campinas João Domingues da Fonseca Filho, o Tatá, proprietário de um BR-800, carro de dois cilindros que é menor do que um Ford K, mas que chama a atenção por onde passa.
“Quando paro perto de uma van escolar, a criançada fica louca porque ele parece de brinquedo”, conta o gráfico André Fontes Seixas, também proprietário de um BR-800. O carro chama mesmo a atenção por onde passa. Em uma volta rápida pelas ruas do Jardim Eulina, em Campinas, duas mulheres interromperam a caminhada para ver o BR-800 passando.
saiba mais
O BR-800 de Seixas foi exposto até da Bienal de Design, em Curitiba (PR). “O Gurgel fez o carro certo no país errado”, lamenta o gráfico. Hoje rodam pelas ruas do País carros pequenos e importados, um conceito que Gurgel não conseguiu implantar com tanto sucesso no Brasil nas décadas de 1980 e 1990.
Ricardo Gurgel, sobrinho do fundador da Gurgel, lembra que a marca também apostou nos carros elétricos, uma realidade presente na indústria automobilística atual. “Esse reconhecimento do Gurgel hoje é bem legal. O que ele fez não foi em vão. Ele era um homem à frente do seu tempo”, comenta o sobrinho, proprietário de um BR-800, de um Motomachine e de um Xef.
A linha Gurgel também investiu nos carros fora-de-estrada. Sabrina Saito dirige pelas ruas de Campinas um modelo X-12, ano 1976, que está na família desde que saiu da concessionária. “Minha família tem um sítio em Itanhaém, no litoral paulista, e nenhum carro com tração quatro por quatro chegava até lá. Somente o Gurgel”, conta Sabrina, que está reformando o carro, que deixou de ser branco e foi pintado de vermelha, a cor predileta da herdeira do X-12. O carro é "pau para toda obra". “Passo pelos buracos das ruas, mando ver. Agora, estou planejando uma viagem por alguns estados, porque ele é muito forte”, completa.
Para muitos, o carro é comparado a um jipe. Dirigindo o veículo realmente dá a impressão de estar em um e parece ter sido projetado para estradas que poucos carros passariam, com um sistema que transfere a força do motor para outras rodas quando uma está atolada, por exemplo. O geógrafo Fábio Evangelista, do Clube Gurgel Guerreiro, também é da tribo dos fora de estrada. “O Gurgel pegou um nicho de carros fora de estrada ao criar carros fortes. Nós temos o Gurgel para trilhas, eventos familiares e estamos dando continuidade no espírito que o inspirou”, conta Evangelista.
História
João Augusto Conrado do Amaral Gurgel era engenheiro formado pela Escola Politécnica de São Paulo e em 1969 fundou a montadora nacional, que entre outras invenções, criou o carro elétrico durante a crise do petróleo em 1974. Os veículos podiam ser abastecidos nas tomadas das casas. Os carros, feitos de fibra de vidro, eram resistentes e baratos. Como a fibra de vidro é resistente e não enferruja, o veículo é muito visto em cidades litorâneas.
João Augusto Conrado do Amaral Gurgel era engenheiro formado pela Escola Politécnica de São Paulo e em 1969 fundou a montadora nacional, que entre outras invenções, criou o carro elétrico durante a crise do petróleo em 1974. Os veículos podiam ser abastecidos nas tomadas das casas. Os carros, feitos de fibra de vidro, eram resistentes e baratos. Como a fibra de vidro é resistente e não enferruja, o veículo é muito visto em cidades litorâneas.
Em 25 anos, a Gurgel Motores lançou os carros BR 800, Super Mini, Motomachine, Carajás, G-15l, X-15, X12-Tocantins, X12-Tl, G-800, X12-TR, Xex, X-12 Xavante e Super-Mini Van. Foram produzidos cerca de 40 mil automóveis. Após uma crise financeira, a Gurgel Motores fechou as portas no final de 1994.
Serviço:
Encontro de Carros Antigos
Organização: Clube V8&Cia
Data: domingo, 29 de julho
Local: Galleria Shopping - Rodovia D. Pedro I, km 131, Campinas - SP
Horário: das 8h às 15h
Encontro de Carros Antigos
Organização: Clube V8&Cia
Data: domingo, 29 de julho
Local: Galleria Shopping - Rodovia D. Pedro I, km 131, Campinas - SP
Horário: das 8h às 15h
Nenhum comentário:
Postar um comentário