Não vai demorar muito para que esta legislação seja extendida a todas as cidades. E aí? O que fazer?
Vejam a materia abaixo:
Inspeção Veicular em carros antigos: perguntas sem respostas
Por Marcos Camargo Jr;
O tema da inspeção veicular ambiental, que é obrigatória também para carros antigos, está tirando o sono de muita gente. Afinal, esses veículos não tem a mesma tecnologia disponível pelos modelos atuais. Só estão dispensados do procedimento os carros com placa preta e os equipados com motores dois tempos, como os DKW. A imensa maioria dos donos de carros antigos está com um ponto de interrogação na cabeça, quando se fala em inspeção
A frota de carros antigos é ínfima diante dos 6,2 milhões de carros na capital. Sua "poluição" não tem representatividade diante da grande frota dos carros de uso diário, caminhões e motocicletas que circulam pela cidade;
Os carros antigos são usados eventualmente, e não no dia a dia. Um carro antigo costuma circular apenas nos finais de semana, em trajetos pré-determinados, e quase sempre curtos;
Os carros antigos recebem manutenção preventiva e cuidados especiais, além de representar uma relação sentimental com seus donos;
Deveria haver uma legislação específica para veículos antigos bem conservados quando se trata de inspeção veicular. Poderia ser por exemplo, uma inspeção visual para verificar as condições de rodagem e dos itens de segurança;
Os carros antigos são usados eventualmente, e não no dia a dia. Um carro antigo costuma circular apenas nos finais de semana, em trajetos pré-determinados, e quase sempre curtos;
Os carros antigos recebem manutenção preventiva e cuidados especiais, além de representar uma relação sentimental com seus donos;
Deveria haver uma legislação específica para veículos antigos bem conservados quando se trata de inspeção veicular. Poderia ser por exemplo, uma inspeção visual para verificar as condições de rodagem e dos itens de segurança;
Quem mais polui ou atrapalha o fluxo de trânsito são os carros velhos, e não os antigos. Um pouco mais de fiscalização poderia resolver o problema e retirar definitivamente os carros velhos de circulação;
A despeito desta grande polêmica, muitos colecionadores concordam com a inspeção, mas discordam dos critérios: "Um carro antigo polui mais que um carro novo, isso é normal, pois tem motor maior, alimentado por carburador. No entanto, eu não uso meu Galaxie no dia a dia, e deveria haver uma legislação específica para os carros antigos bem conservados", explica Carlos Angi, dono de um Galaxie 1967.
O critério estabelecido na resolução 418 coloca todos os carros fabricados até 1979 no mesmo grupo, e não leva em consideração a motorização de cada modelo, sua respectiva carburação e alimentação. Ou seja, é um critério com força de lei, mas que não levou em conta o grupo dos carros antigos, que são regidos pela mesma lei dos modelos mais novos.
Enquanto aguardam critérios mais claros para inspecionar carros antigos, seus donos discutem alternativas além dos ajustes feitos em mecânicos de confiança. E esperam dias em que a legislação irá respeitar a importância histórica dos carros antigos, que é um respeito à própria história.
E as perguntas continuam. Afinal, um motor V8 de baixa compressão, usado até o início dos anos 1950, polui mais do que um antigo seis cilindros como um Opala ou um Maverick, fabricados no final dos anos 1970, e não há um critério específico para cada grupo. Um Fusca com motor boxer de 1300 cilindradas, fabricado em 1974, polui menos do que um Landau com motor 5.0 litros do mesmo ano e, no entanto, o critério de avaliação para ambos é o mesmo. Carlos Mendes, dono de um Mercedes 1972, teve o carro reprovado na Inspeção, e disparou: "eu não vou instalar injeção eletrônica no meu carro, mas também não sei o que fazer. É um carro com motor 6 cilindros, muito bem regulado e ajustado. Estão forçando os donos de antigos a rodar na informalidade, como os carros de periferia que não têm documentos e nem a mínima segurança".
Enquanto aguardam critérios mais claros para inspecionar carros antigos, seus donos discutem alternativas além dos ajustes feitos em mecânicos de confiança. E esperam dias em que a legislação irá respeitar a importância histórica dos carros antigos, que é um respeito à própria história.
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