OLÁ AMIGOS ! ESTE BLOG FOI CRIAD0 COM O OBJETIVO DE PRESERVAR A CULTURA DO ANTIGOMOBILISMO ENTRE OS ADMIRADORES DE CARROS ANTIGOS QUE, CERTAMENTE, DE ALGUMA FORMA FIZERAM PARTE DA VIDA DE MUITAS GERAÇOES E PROPICIA UM ENTRETENIMENTO AGRADAVEL E UMA OPORTUNIDADE DE FAZERMOS NOVOS AMIGOS,CURTIR EVENTOS, PASSEIOS,CONFRATERNIZAÇOES E PRINCIPALMENTE DISSEMINAR CONHECIMENTOS E HISTORIAS DESTES FANTÁSTICOS VEÍCULOS. UM ABRAÇO!

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

MUSEU ROBERTO LEE - O RENASCIMENTO


Olá amigos

Estou postando  abaixo a íntegra da excelente reportagem feita pelo João Simonetti, do Portal Autoclassic, que resume de um forma clara e precisa e igualmente ilustrada por belas fotos, o  estagio em que se encontra hoje o projeto de recuperação do acervo dos veículos do extinto Museu de Antiguidades Mecanicas de Roberto Lee, em Caçapava, projeto este que vem desde 2010 tomando rumo certo na concretização de sonho dos antigomobilistas do Brasil, que esperam ver de novo o museu reaberto com todo seu glamour e beleza na presença de vários veículos que fizeram a historia automovel no Brasil

Ao João Simonetti, parabens pela reportagem e obrigado pelo apoio

Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas: o renascimento

Para nós antigomobilistas brasileiros, a figura de Roberto Lee tem o mesmo significado de Santos Dummont para aviação mundial. Enquanto Dummont inventou o avião com propulsão motorizada e deu o primeiro vôo sem a necessidade de uma catapulta (foi com uma catapulta que os irmãos Wright fizeram o primeiro vôo na história, pouquíssimo tempo antes de Dummont), Roberto Eduardo Lee inaugurou o que hoje conhecemos como antigomobilismo, indo contra o simples colecionismo de Eduardo Matarazzo, que tem o mérito de ser o pioneiro no Brasil (resgatou automóveis, então velhos, e transformou-os em objetos de coleção). Lee foi além de Matarazzo: Com o hobby, ele uniu pessoas e criou basicamente tudo o que hoje representa um antigomobilista. Não basta apenas colecionar automóveis: o antigomobilismo reza que devemos coloca-los em passeios, pesquisarmos sobre suas histórias e unirmos pessoas em pró de um bem comum, que é manter a história do automóvel viva.
Destarte tal importância de Roberto Lee, sua figura ficou eternizada pelo seu marco maior em vida: A criação do Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas, no pequeno munícipio de Caçapava, interior de São Paulo. Foi lá onde os carros de Lee atingiram a fama internacional – foi também onde muitos automóveis fadados ao esquecimento ganharam uma sobrevida.

TEMPOS DIFÍCEIS

Com a morte de Roberto Lee, em 1975, o museu pararia no tempo. Primeiramente, porque não haveria novidades no acervo, enquanto muitos automóveis de Lee deixariam de ser restaurados ou sumiriam nas oficinas onde estavam em restauração. Outro fator a se lamentar ficou por conta das retiradas de duas grandes peças importantes do acervo, ocorridas entre 1980 e 1981: Um raro Renault tipo AX de 1906 foi devolvido à sua família pelo fim de comodato, enquanto o Rolls Royce Silver Ghost (encarroçado em 1921 no Brasil) foi vendido pela família do dono original, já que a peça também estava no museu em comodato.
Mas o golpe fatal se iniciou em 1987: 18 automóveis que estavam no nome de Roberto Lee foram vendidos pelas herdeiras, enquanto muitos outros automóveis simplesmente sumiriam naquela mesma época, culminando no fechamento definitivo do museu em 1993.
Até 2010, todo este acervo sofreria com a ação de vândalos e bandidos, que roubaram peças e até mesmo automóveis inteiros do galpão onde ficavam os automóveis para restauração. Foi nesta época que alguns carros que ainda estavam em comodato foram retirados por seus proprietários, que temiam maiores perdas a eles, dado o abandono do museu. Restariam apenas 15 carros no salão principal e mais 25 carros no galpão de restauração, porém em estado de conservação muito pior do que aquele apresentado nos anos oitenta: eles foram totalmente vandalizados e destruídos, já que aguardaram em vão suas restaurações durante 35 anos.

O RENASCIMENTO

Em 2010, após longa negociação que se arrastava desde 2002, a então administração da Prefeitura Municipal de Caçapava conseguiu a doação dos 40 carros do acervo, mediante a assinatura da própria filha de Roberto Lee. Não obstante, a então prefeitura apenas guardou os automóveis em local seguro e nada mais fez.
Em 2013, já com a terceira administração desde a iniciativa realizada em 2002, as coisas começam a acontecer com a troca do coordenador do museu: A nova equipe é comandada por Marcelo Bellato, que desde 2010 acompanhou a retirada dos veículos e fez bastantes contatos com pessoas dispostas a resgatar o acervo. Doravante, não havia deferimento e autorização da antiga administração para realização de nenhum projeto, o que acabou por acontecer apenas em janeiro de 2013.
Vários automóveis foram colocados para funcionar (Packard 1932, Buick 1938, Talbot 1926, Cadillac 1929 e Tucker Torpedo 1948), enquanto um Buick 1941 recebe uma restauração na oficina “Última Chance”, em São Paulo. Vários antigomobilistas (inclusive quem vos escreve) também tomaram iniciativa, doando peças ou literaturas para recuperação dos carros. O famoso Tucker Torpedo jamais é o mesmo daquele encontrado há anos atrás, pois já ganhou um motor de Cadillac (exatamente como estava no dia em que Lee o comprou!), recebeu o farol central, teve calotas adaptadas e ganhou uma “levantada” em seu visual, estando em aparência muito melhor do que estava.
Outros automóveis, como as Cadillacs, já receberam várias peças que foram subtraídas e encontradas por vários antigomobilistas que estão nas pistas das peças subtraídas (até mesmo o Willys Whippet, hoje em Brasília, recebeu de volta seus faróis que já estão no devido lugar, após serem entregues em mãos ao Dr. Nasser).

O FESTIVAL ROBERTO LEE 2013

Em agosto, comemorando os 50 anos do Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas, foi realizada a segunda edição do Festival Roberto Lee. Muito melhor do que a primeira, esta edição reuniu automóveis de todas as regiões do Estado de São Paulo, com belíssimas peças.
De São Paulo capital, foram peças raras, como o Rolls Royce Phantom I carroceria Brewster All Weather Town Car ano 1928 (“Best in the Show” do Encontro Paulista em Águas de Lindóia neste ano), um Bentley de 1955 e um Ford Fairlane 500 conversível de 1966; De Taubaté, foram duas belíssimas Cadillacs series 75 Fleetwood (duas limousines: uma de 1938 e outra de 1941), um Ford DeLuxe Cabriolet de 1937 e um Ford Thunderbird de 1956; De Mogi, um raríssimo Hudson Commodore Coupe de 1947, um belíssimo Mercury de 1959 e uma Cadillac Series 62 sedã de 1951; dentre outros.
A idéia do Sr. Bellato é de, nos próximos anos, só serem aceitos automóveis escolhidos a dedo por um conselho composto por colecionadores dos principais clubes brasileiros, já que neste ano foram vários antigomobilistas interessados em expor suas peças, o que deve aumentar o nível de exigência para os anos seguintes. Para tal, a ideia é de haver, até mesmo, um Concurso de Elegância, aos moldes daqueles antigos eventos realizados no Jockey Club de São Paulo durante os anos 70 e 80.

A CHEGADA DE NOVOS AUTOMÓVEIS ANTIGOS AO MUSEU

Mas o maior marco para o renascimento do museu foram doações feitas – as quais servem de exemplo para muita gente com vários carros paradinhos em garagens: 19 veículos antigos foram doados para o acervo do museu. E não são quaisquer veículos – a lista é extensa e muita rica: Packard de político importante, veículos que participaram da Segunda Guerra Mundial e outros veículos que pertenceram a “um tal” de Roberto Lee (isto mesmo: quando em vida, Lee vendeu alguns carros que não eram interessantes para ele. Um colecionador, que prefere manter o anonimato, fez doação de um lote de 04 automóveis. Para surpresa de todos, com pedigree de ser um ex-Roberto Lee).
Portanto, é com grande satisfação que todo o meio antigomobilista recebe este acervo. Tenham certeza que cada um de nós é responsável por toda esta conquista, pois a cada dia mantemos vivo o sonho do nosso patrono. O museu está vivo e sobrevive Roberto Lee.

OS NOVOS VEÍCULOS DO ACERVO DO MUSEU PAULISTA DE ANTIGUIDADES MECÂNICAS:

1-Automóveis de passeio:
  • Packard Eight tipo 243 carroceria touring ano 1926;
  • Packard Eight tipo 243 carroceria limousine ano 1926 (pertenceu a um importante político do Sul);
  • Fiat tipo 509 Sport carroceria torpedo ano 1926 ou 1927 (raríssimo exemplar, que pertenceu a Roberto Lee até 1966);
  • Nash Tipo 464 Advanced Six Limousine de 7 passageiros ano 1929 (olhem a placa dele!);
2-Veículos Militares:
  • São 04 Dodges modelo Power Wagon anos 1939 a 1942 (dois jipes aberto tipo “patachoca”, um jipe tipo Commando e uma perua);
  • São 03 caminhões da GMC anos 1940 a 1942 (um para tropas e dois de carga);
  • Dois Jeep Willys anos 1942 e 1951;
  • Um anfíbio Ford ano 1942;
  • Um caminhão Ward LaFrance da década de 1940;
  • Um trator antigo da marca Deutz;
  • Um Jipe Ford M151 conhecido como Mutt (participou da Guerra da Coréia na década de 1950);
  • Dois caminhões Diamond T 969A da Segunda Guerra Mundial;
Os 10 melhores e mais valiosos automóveis do atual acervo:
  • 1948 Tucker Torpedo 1035;
  • 1932 Packard 9th Series tipo 903 Deluxe Eight Roadster;
  • 1926 Alfa Romeo tipo RL Coloniale Torpedo;
  • 1926 Tabolt tipo DC Sport Torpedo;
  • 1927 Packard 3rd Series tipo 343 Touring;
  • 1929 Packard 6th Series tipo 633 Limousine;
  • 1926 Packard Eight tipo 243 Touring;
  • 1926 Packard Eight tipo 243 Limousine;
  • 1939 Packard 120 tipo 1701 Convertible Sedan (levou a Rainha da Inglaterra);
  • 1931/1932 Fiat tipo 522 Grand Prix (Foi o carro com o qual Chico Landi venceu a primeira corrida da carreira – pensava-se ser a Alfa Romeo de Helenice).


quinta-feira, 12 de setembro de 2013

NOVAS DOAÇÕES AO MUSEU ROBERTO LEE



Olá pessoal


Quando se faz algo por paixão e com muita dedicação e trabalho, o resultado aparece. 
Aí está mais uma prova de que o projeto de recuperação do acervo e reabertura do Museu Roberto Lee é um projeto serio e bem conduzido epelas pessoas que estão à frente desta dificil tarefa.
São mais 4 veículos, verdadeiras raridades que, por doação, passam a fazer parte do Museu Roberto Lee, perpetuando a historia do antigomobilismo e recolocando Caçapava no seu devido lugar na historia do automobilismo  no Brasil

Vejam abaixo matéria postada no Facebook pelo Museu Roberto Lee :


NOVAS DOAÇÕES PARA O MUSEU ROBERTO LEE

Acabaram de chegar direto de São Paulo no Centro cultural de Caçapava, 04 carros doados para o Museu Roberto Lee,



01 Packard Phanton 1927 (carro nunca restaurado, totalmente original),
01 Packard Limosine 1927;
01 Nach 1928
01 Fiat 1926 (o doador comprou esse carro do próprio Roberto Lee na década de 60, o bom filho à casa torna).

Mais um resultado do Evento Expo Roberto Lee Classic 2013, a credibilidade e seriedade no Resgate desse Museu sensibilizou mais esta doação. O doador também não quis se identificar.











terça-feira, 10 de setembro de 2013

HISTORIA DA INDUSTRIA AUTOMOBILISTICA BRASILEIRA - JEAN MAZON



Pessoal

Vejam postagem  ao lado da pagina , da serie de videos produzidos por Jean Mazon, com imagens que retratam toda a trajetoria deste importante segmento da industria no Brasil, em um  trabalho que é resultado de pesquisa, espetacular edição e restauração feita pela DANA e que é um verdadeiro tesouro para todos.

Aproveitem, divirtam-se!

sábado, 7 de setembro de 2013

VEICULOS MILITARES - MUSEU ROBERTO LEE

Olá

Após a remoção dos 10 veiculos doados ao museu, os mesmos , já no Centro Cultural de Caçapava, estão sendo lavados higienizados e sendo revitalizados para compor o acervo e perpetuar a historia destes veiculos no Brasil

Vejam algumas fotos do trabalho feito na pickup Dodge 1942, conhecida tambem como "Pata Choca"




























domingo, 1 de setembro de 2013

PASSEIO A SAO FRANCISCO XAVIER, SP



Olá

Um belo domingo de sol, estrada tranquila de belas paisagens deram inicio a  mais um dia de encontro com amigos  e seus antigos na pacata e acolhedora localidade de São Francisco Xavier, SP.

Uma área de muito verde foi o local de estacionamento dos carros e todos os participantes  puderam  deixar seus veículos em segurança e curtir com a família e amigos os encantos deste lugar e ainda apreciar sua culinária simples e saborosa.