OLÁ AMIGOS ! ESTE BLOG FOI CRIAD0 COM O OBJETIVO DE PRESERVAR A CULTURA DO ANTIGOMOBILISMO ENTRE OS ADMIRADORES DE CARROS ANTIGOS QUE, CERTAMENTE, DE ALGUMA FORMA FIZERAM PARTE DA VIDA DE MUITAS GERAÇOES E PROPICIA UM ENTRETENIMENTO AGRADAVEL E UMA OPORTUNIDADE DE FAZERMOS NOVOS AMIGOS,CURTIR EVENTOS, PASSEIOS,CONFRATERNIZAÇOES E PRINCIPALMENTE DISSEMINAR CONHECIMENTOS E HISTORIAS DESTES FANTÁSTICOS VEÍCULOS. UM ABRAÇO!

segunda-feira, 30 de julho de 2012

ENCONTRINHO CPVAJ - 15/07/2012



Olá


Em mais um 3º domingo do mes , os amigos do CPVAJ, se reuniram para curtir seu carros e colocar o papo em dia. 
Como não pude estar presente, estou postando aqui fotos enviadas pelo amigo Gerson, que registrou o brilho dos veiculos e a descontração dos amigos presentes .




















CAMARO DO DR GERSON PREMIADO EM SANTOS

Olá pessoal


Como tem feito nos ultimos anos, nosso colega Gerson, participou mais uma vez do tradicional e selecionadissimo evento de carros antigos na aprazivel cidade de Santos que acontecu entre 20 e 22 de Julho
Este ano ele levou a ultima aquisição da sua já seleta coleção; um Camaro ano 1974 ,incrivelmente original em  seus mínimos detalhes, inclusive possuindo em seu vidro lateral, o selo de importação do veiculo.


Com linhas arrojadas e este carro, na cor azul metalico  e com capote de vinil em um tom de azul mais claro, é um carro que atrai a atenção e o desejo de muitos antigomobilistas.


Com todos este detalhes e alto nivel de originalidade, este veiculo foi premiado como o melhor da exposição relativo ao periodo 
1970 - 1982


Alem do Gerson, estiveram no evento o Nelson Ishi  com seu inseparavel Opala e Rogelio Silva, membros da diretoria do CPVAJ


Parabens ao Gerson, por esta merecida premiação .
 É o CPVAJ marcando presença em mais um evento.


Vejam algumas fotos feitas pelo Gerson














sábado, 28 de julho de 2012

GURGEL HOMENAGEADO EM CAMPINAS


27/07/2012 10h29 - Atualizado em 27/07/2012 11h00


Exposição de carros antigos será domingo (29) em shopping de Campinas.
Modelos produzidos em Rio Claro (SP) há mais de 20 anos fazem sucesso.

Luciano CalafioriDo G1 Campinas e Região
27 comentários
André Seixas e Sabrina Saito com o Gurgel (Foto: Luciano Calafiori/G1 Campinas)André Seixas e Sabrina Saito com o Gurgel (Foto: Luciano Calafiori/G1 Campinas)

























A montadora Gurgel, em Rio Claro (SP), fechou as portas em 1994, mas os carros da marca genuinamente brasileira, fruto do sonho do empresário João Augusto Conrado do Amaral Gurgel rodam firmes e fortes pelas ruas, estradas e trilhas do Brasil. E os modelos ganham cada vez mais assédio de novos fãs e o reconhecimento em um país onde carros importados ocupam cada vez mais espaço nas ruas. Como uma amostra da importância, os automóveis Gurgel serão os homenageados do encontro de carros antigos no domingo (29), organizado pelo V8&Cia, no Galleria Shopping, em Campinas (SP).
O modelo BR-800 da Gurgel (Foto: Divulgação/Gurgel Campinas)Modelo vermelho da Gurgel, o BR-800
(Foto: Divulgação/Gurgel Campinas)
Nós somos muito assediados. É tipo assim, o cara já chega perguntando se você vende carro. Quando trafego pelas rodovias Anhanguera e Bandeirantes, os motoristas de caminhões buzinam e me perguntam por que o carro anda tanto”, afirma um dos fundadores do Clube Gurgel Campinas João Domingues da Fonseca Filho, o Tatá, proprietário de um BR-800, carro de dois cilindros que é menor do que um Ford K, mas que chama a atenção por onde passa.
“Quando paro perto de uma van escolar, a criançada fica louca porque ele parece de brinquedo”, conta o gráfico André Fontes Seixas, também proprietário de um BR-800. O carro chama mesmo a atenção por onde passa. Em uma volta rápida pelas ruas do Jardim Eulina, em Campinas, duas mulheres interromperam a caminhada para ver o BR-800 passando.
O BR-800 de Seixas foi exposto até da Bienal de Design, em Curitiba (PR). “O Gurgel fez o carro certo no país errado”, lamenta o gráfico. Hoje rodam pelas ruas do País carros pequenos e importados, um conceito que Gurgel não conseguiu implantar com tanto sucesso no Brasil nas décadas de 1980 e 1990.
Ricardo Gurgel, sobrinho do fundador da Gurgel, lembra que a marca também apostou nos carros elétricos, uma realidade presente na indústria automobilística atual. “Esse reconhecimento do Gurgel hoje é bem legal. O que ele fez não foi em vão. Ele era um homem à frente do seu tempo”, comenta o sobrinho, proprietário de um BR-800, de um Motomachine e de um Xef.
O modelo Motomachine da Gurgel produzido com várias cores e com transparência (Foto: Divulgação/Gurgel Campinas)O modelo Motomachine da Gurgel produzido com
várias cores (Foto: Divulgação/Gurgel Campinas)
A linha Gurgel também investiu nos carros fora-de-estrada. Sabrina Saito dirige pelas ruas de Campinas um modelo X-12, ano 1976, que está na família desde que saiu da concessionária. “Minha família tem um sítio em Itanhaém, no litoral paulista, e nenhum carro com tração quatro por quatro chegava até lá. Somente o Gurgel”, conta Sabrina, que está reformando o carro, que deixou de ser branco e foi pintado de vermelha, a cor predileta da herdeira do X-12. O carro é "pau para toda obra". “Passo pelos buracos das ruas, mando ver. Agora, estou planejando uma viagem por alguns estados, porque ele é muito forte”, completa.
Para muitos, o carro é comparado a um jipe. Dirigindo o veículo realmente dá a impressão de estar em um e parece ter sido projetado para estradas que poucos carros passariam, com um sistema que transfere a força do motor para outras rodas quando uma está atolada, por exemplo. O geógrafo Fábio Evangelista, do Clube Gurgel Guerreiro, também é da tribo dos fora de estrada. “O Gurgel pegou um nicho de carros fora de estrada ao criar carros fortes. Nós temos o Gurgel para trilhas, eventos familiares e estamos dando continuidade no espírito que o inspirou”, conta Evangelista.
Gurgel atravessa córrego (Foto: Divulgação/GurgelGuerreiro)Modelo offroad da Gurgel atravessa córrego
(Foto: Divulgação/GurgelGuerreiro)
História 
João Augusto Conrado do Amaral Gurgel era engenheiro formado pela Escola Politécnica de São Paulo e em 1969 fundou a montadora nacional, que entre outras invenções, criou o carro elétrico durante a crise do petróleo em 1974. Os veículos podiam ser abastecidos nas tomadas das casas. Os carros, feitos de fibra de vidro, eram resistentes e baratos. Como a fibra de vidro é resistente e não enferruja, o veículo é muito visto em cidades litorâneas.
Em 25 anos, a Gurgel Motores lançou os carros BR 800, Super Mini, Motomachine, Carajás, G-15l, X-15, X12-Tocantins, X12-Tl, G-800, X12-TR, Xex, X-12 Xavante e Super-Mini Van. Foram produzidos cerca de 40 mil automóveis. Após uma crise financeira, a Gurgel Motores fechou as portas no final de 1994.
Serviço:
Encontro de Carros Antigos
Organização: Clube V8&Cia
Data: domingo, 29 de julho
Local: Galleria Shopping - Rodovia D. Pedro I, km 131, Campinas - SP
Horário: das 8h às 15h
Sabrina Saito e André Seixas com os modelos Gurgel  (Foto: Luciano Calafiori/G1 Campinas)Sabrina Saito e André Seixas com os modelos Gurgel (Foto: Luciano Calafiori/G1 Campinas)

domingo, 22 de julho de 2012

ENCONTRO DE AUTOS ANTIGOS EM SABAÚNA

Pessoal

Vem aí mais uma edição do concorrido evento em Sabaúna, organizado pelos colegas e amigos do CCAMC. 

Vejam convite e cartaz do envento

Vamos lá!!!




Mogi das Cruzes 19 de julho de 2012


Convidamos vocês Associados e Amigos, bem como seus Familiares, para o nosso 12º Encontro de Carros Antigos de Sabaúna.
Esta Diretoria se sentirá honrada em poder contar com a participação dos prezados companheiros e familiares em mais esse evento que além da exposição de dezenas de raridades que contempla a história do automóvel também contará com atrações musicais dos anos 50, 60 e 70, bem como a presença do personagem Mazzaropi  e seu caminhão Anastácio.
Local: Estação ferroviária de Sabaúna
Data: 05 de agosto de 2012.
Será fornecido aos expositores certificado de participação e kit brinde.

Atenciosamente,
Clube de Carros Antigos de Mogi das Cruzes.


segunda-feira, 16 de julho de 2012

PARA TODOS OS GOSTOS

Pessoal,

Mais um evento na região que promete muitas atrações para aqueles que curtem automóveis antigos customizados ou não, alem de concurso pin up, exposição de bikes, etc



sexta-feira, 13 de julho de 2012

NOVOS CARROS COLECIONAVEIS




Rodrigo Mora

Do G1, em São Paulo
102 comentários
O mercado de automóveis antigos vem tomando proporções cada vez maiores, com inúmeros clubes e eventos inéditos – tome como exemplo o 1º Salão Internacional de Veículos Antigos (SIVA), entre os dias 24 e 27 de novembro, em São Paulo. Mas quem deseja entrar para esse nostálgico mundo talvez não tenha muitas opções. Isso porque os carros colecionáveis, concentrados em exemplares vindos dos Estados Unidos e Europa e produzidos nas décadas de 1950, 1960 e 1970 predominantemente, dificilmente sairão das mãos de seus atuais donos. A saída é buscar novos modelos, encontrar uma nova geração de carros veículos colecionáveis.
Ford Escort XR3 1992: 70.000 km e uso esporádico (Foto: Caio Kenji/G1)Ford Escort XR3 1992: 70.000 km e uso esporádico (Foto: Caio Kenji/G1)
Para a National Automotive History Collection, já é possível prever quais carros desfilarão em 2035: as novas gerações de Chevrolet Camaro e Ford Mustang, Ford Flex, Dodge Challenger, Dodge Viper SRT10 e até mesmo Chrysler 300C. E por aqui? Algum candidato nacional?
O campeão de votos na opinião de especialistas ouvidos pelo G1 é o Ford Escort XR3: o antigo esportivo foi prontamente citado por Ariel Gusmão, presidente do Automóvel Clube do Brasil, pelo leiloeiro especializado em automóveis antigos Marcelo Azevedo, além dos colecionadores Boris Feldman e Flavio Gomes. E se for conversível, como o do economista Hilton (que pede para não ter o sobrenome revelado), será ainda mais valorizado. “A primeira vez que andei num conversível foi na minha adolescência, nos Estados Unidos, num frio que chegava a -10°C. Apesar do tempo nada favorável, me encantei em andar sem a capota. Desde então, sempre quis ter um conversível”, conta o proprietário.
O economista Hilton e seu XR3: "sempre quis ter um conversível" (Foto: Caio Kenji/G1)O economista Hilton e seu XR3: "sempre quis ter um conversível" (Foto: Caio Kenji/G1)
O modelo foi encontrado acidentalmente, depois de Hilton e sua esposa mudarem o trajeto de uma viagem ao interior de São Paulo para visitar um encontro de carros antigos. “O valor pago neste carro não chegou a R$ 20.000, e hoje ele está fora do mercado. É o meu carro de passear nos finais de semana, e não pretendo vendê-lo”, avisa Hilton. Outro fator que torna esse exemplar ano 1992 de pouco mais que 70.000 km colecionável é o fato de ele ser um Fórmula, versão com amortecedores de controle eletrônico – recurso que depois se estenderia ao resto da linha.
Escort XR3 de Hilton foi achado pro acaso (Foto: Caio Kenji/G1)Escort XR3 de Hilton foi achado pro acaso (Foto: Caio Kenji/G1)
Kadett GSi
Na época em que era um dos carros mais desejados do mercado nacional, o Escort XR3 tinha como principais rivais os também esportivos Kadett GSi e Gol GTi. Assim como o Ford, o exemplar da Chevrolet também oferecia uma versão cabriolet, que tinha como destaques motor 2.0, painel digital, bancos Recaro e desenho assinado pelo famoso estúdio italiano Bertone.
Colecionáveis (Foto: G1)
Gol GTi 
Já o hatch da Volkswagen teve vida mais longa, uma vez que sua variante GTi se estendeu até a segunda geração do Gol, de 1995. Mas o estreante GTi, lançado em 1988, fez história: trata-se do primeiro modelo nacional a ser equipado com injeção eletrônica, dando início ao fim da era dos carburadores.
Outras cores viriam nos anos seguintes, mas esta azul Mônaco tem gosto especial para os colecionadores. Para os fãs do carro que não fazem questão da esportividade do GTi, uma opção é o modelo 1981, ainda refrigerado a ar, que é o primeiro Gol a receber a desejada placa preta.
Fiat Uno 1.5R
Hoje em dia o Fiat Mille se gaba por ser o carro mais barato do Brasil, mas seu passado já foi mais glorioso. Afinal, quem diria que o popular já teve uma versão esportiva, com direito a motor 1.5, cintos de segurança vermelhos e tampa do porta-malas totalmente cinza, destoando agradavelmente do amarelo e vermelho do restante da carroceria?
Volkswagen Passat Iraque
Mas não são somente os esportivos que figuram na lista dos novos colecionáveis. Lançado no Brasil em 1974, o Volkswagen Passat foi por muito tempo uma referência entre os sedãs (apesar do desenho Fastback), sendo um modelo de vanguarda da marca. Todos eles são colecionáveis: dos mais antigos ao Pointer, esportivo, que durou até a aposentadoria do modelo, em 1988. Mas um deles é ainda mais: num esforço de abrir um canal comercial com o Oriente Médio, a Volkswagen exportou versões LSE do Passat para o Iraque, entre 1983 e 1988, o que naturalmente lhe rendeu o apelido “Passat Iraque”.
Em 1986 a montadora passou a oferecer o carro também no mercado nacional, com as mesmas características do modelo de exportação: para-barros, motor menos potente, câmbio de 4 marchas (e não 5) a exclusiva cor azul e, no caso dos exemplares brancos e vermelhos, bancos na cor vinho.
Chevrolet Opala 1992
Há quem ofereça, e tome um estrondoso “não” como resposta, até R$ 45 mil por um Chevrolet Opala Gran Luxo 1974. A saída é apelar para exemplares mais novos: ainda há no mercado um número razoável de Opalas ano 1992, últimos antes da chegada do Omega, o sucessor. E se você achar um da série Collectors, limitada a 100 unidades, agarre.
Volkswagen Santana Executivo 
Eis outro modelo que foi divisor de águas na indústria automobilística: Volkswagen Santana. Foi o primeiro modelo considerado de luxo a ser equipado com motor de injeção eletrônica, utilizando o mesmo conjunto do Gol GTi. Sua chegada incomodou sensivelmente o Chevrolet Monza, que não via dificuldades em superar o Passat, então o carro mais sofisticado da Volkswagen.
Numa época que sedãs se permitiam ter apenas duas portas, o Santana rapidamente se tornou referência de desempenho e status. Sua fabricação no Brasil foi de 1984 a 2006, que não mais habitava as garagens da elite brasileira, mas sim os pontos de táxi. As versões Executive, com cores exclusivas e rodas douradas, e Sport, disponível também na perua Quantum, são raras e, portanto, mais colecionáveis.
Investimento
Além de hobby que tem ganhado cada vez mais adeptos, o antigomobilismo é também um investimento. “Certos modelos, expostos em eventos internacionais, chegam a valorizar de 50% a 100% ao ano. Isso é muito mais rentável do que qualquer aplicação”, explica Ariel Gusmão, presidente do Automóvel Clube do Brasil, que também prevê que os próximos colecionáveis vão atingir os altos patamares que ostentam atualmente os modelos mais antigos.
A mesma opinião tem o leiloeiro especializado em automóveis antigos Marcelo Azevedo: “ao retirar um carro 0km da concessionária, ele começa uma forte curva de desvalorização. Mas, depois de 20 anos de vida, ele toma o caminho inverso, e começa a subir de preço ano a ano”. Como se vê, colecionar carros não só dá prazer, como também lucros.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

CADILLAC DE AL CAPONE VAI A LEILÃO



Amigos


Estima-se que o valor a ser alcançado no leilão do Cadillac blindado, ano 1928 , que pertenceu a Al Capone, atinja a cifra de US$ 500 mil , cerca de R$ 1.000.000,00. 
Este carro estava nas mãos de um comprador particular, falecido em 2009










É NESTE DOMINGO 15/07/2012


4º ENCONTRO DE AUTOMOVEIS ANTIGOS DE TAUBATÉ



CAAT CONVIDA:


Caros amigos e associados do CAAT, 


Estou encaminhando em anexo, o cartaz de divulgação de nosso 4º Encontro de Automoveis Antigos de Taubaté, que acontecerá no Taubaté shopping, nos dias 25 e 26 de Agosto.


Este ano teremos a eleição e premiação do melhor Chevrolet, do melhor Ford, do melhor Dodge e do melhor Volkswagen e também escolheremos o "Melhor dos Melhores" que será o carro que estampará todo material de divulgação do próximo encontro. Os carros serão avaliados por jornalista especializado em autos antigos, com artigos publicados em várias revistas. 


As inscrições são gratuítas e deverão ser feitas no site a partir do dia 23 de Julho, até o dia 20 de Agosto, para garantir seu lugar na exposição.  As primeiras 150 inscrições terão direito ao kit do evento. 


Contamos com sua presença e também com sua ajuda na divulgação. 


O CAAT agradece.


Aldo