OLÁ AMIGOS ! ESTE BLOG FOI CRIAD0 COM O OBJETIVO DE PRESERVAR A CULTURA DO ANTIGOMOBILISMO ENTRE OS ADMIRADORES DE CARROS ANTIGOS QUE, CERTAMENTE, DE ALGUMA FORMA FIZERAM PARTE DA VIDA DE MUITAS GERAÇOES E PROPICIA UM ENTRETENIMENTO AGRADAVEL E UMA OPORTUNIDADE DE FAZERMOS NOVOS AMIGOS,CURTIR EVENTOS, PASSEIOS,CONFRATERNIZAÇOES E PRINCIPALMENTE DISSEMINAR CONHECIMENTOS E HISTORIAS DESTES FANTÁSTICOS VEÍCULOS. UM ABRAÇO!

quinta-feira, 31 de maio de 2012

ANTIGOS POSTOS DE GASOLINA - PARTE 2

Pessoal

Mais uma vez estou postando aqui fotos  de antigos postos de gasolina, que se espalharam por todos os cantos deste imenso pais, para atender a demanda da frota de carros que sempre crescia em ritmo acelerado.

Eram instalações simples, normalmente sem telhado/ cobertura   e instalados em centros de cidades e ao longo das principais  rodovias .
















segunda-feira, 28 de maio de 2012

FABRICAÇÃO MONTAGEM FORD MODEL "T"

Amigos

Encontrei este vídeo e achei super interessante postar aqui, pois mostra a linha de fabricação e montagem do Ford Model T, um icone do antigomobilismo e percusor do sistema de fabricação introduzido por Henry Ford.

Acessem o link  abaixo e apreciem!

http://youtu.be/58xRsfJP4N8

Historico - resumo (Fonte: Wikipedia)


O Ford Modelo T, conhecido no Brasil como Ford de Bigode, foi o produto da fábrica estadunidense que popularizou o automóvel e revolucionou a indústria automobilística. Vigésimo projeto da marca, a partir de 1903, foi produzido por 19 anos entre os anos de 1908 e 1927.

Em 1 outubro de 1908, a Ford lança no mercado dos Estados Unidos, o seu Modelo T, um veículo confiável, robusto, seguro, simples de dirigir e principalmente barato.

Pode-se afirmar com segurança que a indústria automobilística começou a partir deste momento, pois, até então, fabricado artesanalmente, o automóvel ainda era visto com desconfiança pelos americanos. Não passava de um brinquedo barulhento, perigoso e caro.

Em vez de um operário ficar responsável pela produção de todas as etapas de um carro, várias pessoas ficavam responsáveis pela produção de etapas distintas de vários carros. Henry Ford criou um engenhoso sistema de esteira, que movimentava o carro em produção em frente aos operários, para que cada um executasse a sua etapa. Isto aumentou em muito a produtividade, pois um carro ficava pronto a cada minuto.

A produção do Modelo T foi mantida até 1927. Alguns meses depois de realizar uma cerimônia para apresentação do carro nº15 milhões, Henry Ford concluiu que era hora de o Modelo T ceder o lugar a uma nova geração de produtos. O recorde de quase vinte anos de produção e mais de quinze milhões de unidades produzidas, só foi superado em 1972 pelo Fusca.

A estrutura era totalmente de madeira. Colunas, chassi, assoalho, longarinas, laterais, tudo era coberto com chapas de aço. O carro era alto o bastante para transpor com facilidade as precárias estradas da época.

Pintura: Até 1914, o T foi fabricado em uma série de cores de acordo com a preferência dos consumidores. Em 1915, para cortar custos, o T passou a ser produzido exclusivamente na cor preta, situação que perdurou até 1926. Desta época, ficou célebre uma das muitas controvertidas frases de Henry Ford: "O carro é disponível em qualquer cor, contanto que seja preto.". O objetivo de Henry Ford era um carro que qualquer um pudesse comprar, o seu preço era baixo, fator que aumentou a demanda. Enquanto isso, no departamento de pintura da Ford não havia lugar para a secagem de tantos automóveis fabricados, a solução foi adotar a cor preta por possuir uma secagem mais rápida.

Cambio: Em vez de uma caixa tradicional com engrenagens cilíndricas que eram ruidosas e se desgastavam, o T adotava engrenagens epicicloidais (como as das transmissões automáticas), em que suas duas marchas para a frente e uma à ré eram selecionadas por meio de pedais. Porém, para funcionar, o freio de mão deveria estar na posição correta.
O acelerador ainda não era um pedal, mas uma alavanca junto ao volante, que formava par com outra, para ajustar o avanço de ignição. As duas alavancas, opostas, formavam a figura de um bigode, o que levou o T a ser chamado, no Brasil, de Ford de Bigode.

O motor,  considerado muito resistente, com 2.900 cm3 de cilindrada e 17 cv. de potência. Velocidade máxima: 50 km/h

Os freios eram a tambor acionados por varão, apenas nas rodas traseiras, pois à época acreditavam os engenheiros mecânicos que freios nas rodas dianteiras fariam o carro capotar.

O tanque de combustível ficava sob o assento do passageiro da frente. Era preciso retirar o assento para abastecer.

.







domingo, 27 de maio de 2012

PUMA À VENDA


Maiores informações contatar o Flavio
Cel 12 78167584
flaviopersigili@hotmail.com
São  José dos Campos/SP

Obs.: O responsável por este blog se exime de qualquer questão referente à qualidade do veiculo anunciado







OPALEIROS DO VALE



Como acontece no ultimo domingo de cada mes, os apreciadores do Opala, se reuniram mais uma vez, ao lado do Supermercado Tenda - Vale Sul, para expor suas máquinas com todo seu brilho, charme e potencia.

Com os organizadores sempre abertos  a receber veículos de outras marcas, estive lá hoje com o meu 66 e pude conferir de perto o clima de amizade e entrosamento entre os participantes.

Confiram




















sexta-feira, 25 de maio de 2012

+ DE 40.000 ACESSOS !!!!!!!!!

Amigos


Mais uma vez venho compartilhar com voces, deste marco  de 40.000 acessos neste blog.


Apesar de modesto, acredito que o que vem sendo postado aqui, traz para os seguidores, em seus momentos de lazer, informações variadas sobre o antigomobilismo, visto que neste 20 meses que o blog está no ar, varias foram as palavras de apoio e comentários favoráveis que me incentivaram a continuar


Obrigado a todos voces. Este numero é uma recompensa enorme para mim


Um abraço a todos




quarta-feira, 23 de maio de 2012

BRASIL CLASICS FIAT SHOW 2012 - ARAXA / MG


FUSCA - O INICIO NO BRASIL

Amigos

Este video mostra o inicio da montagem / fabricação do Fusca no Brasil.
Uma historia de sucesso deste incrivel carrinho que ainda hoje possui admiradores em todo mundo

Acessem o link abaixo

http://youtu.be/Cao0HksWyXk